anterior próxima

Capítulo 7: Configuração das preferências

Além dos recursos básicos descritos nos tópicos anteriores, a seção Preferências do RealJukebox fornece várias opções adicionais que permitem personalizar a maneira como o RealJukebox trabalha para você.

Para configurar as Preferências:

  1. Abra o menu Ferramentas e selecione Preferências. A janela Preferências é aberta.

  2. Clique em uma guia de Preferências (por exemplo, Geral, Gravação, Qualidade de áudio, etc.) na parte superior da janela Preferências.

  3. Configure cada Preferência conforme desejar. (Para obter mais informações sobre preferências específicas, clique em um link, na parte inferior desta página.)

  4. Depois de ajustar todas as configurações segundo as suas preferências, clique em OK.

Geral

Atualização do RealJukebox

A RealNetworks trabalha constantemente para melhorar o RealJukebox e gostaríamos de mantê-lo(a) informado(a) sobre as atualizações disponíveis. Se o usuário estiver conectado à Internet e uma atualização estiver disponível, receberá uma notificação ao iniciar o RealJukebox. Para procurar as atualizações manualmente, clique em Procurar atualização agora e faça download das atualizações disponíveis.

Tipos de mídia

O RealJukebox pode reproduzir todos os tipos de arquivos de música comuns, incluindo RealAudio, MP3, Wave, Liquid Audio, A2B, wma e muito mais. Esta área permite escolher o RealJukebox como player para todas as músicas digitais no seu computador. Se o RealJukebox não for configurado como player de música principal, utilize o botão Configurações de restauração automática para escolher os tipos de arquivos que o RealJukebox reproduzirá como padrão. Para tornar o RealJukebox o player de música principal, clique no botão Reassociar.

Opções do RealJukebox

Reprodução automática do CD Quando um CD for inserido na unidade de CD-ROM, o RealJukebox o reproduzirá automaticamente.
Gravação automática do CD Quando um CD for inserido na unidade de CD-ROM, o RealJukebox o gravará automaticamente.
Ativar o StartCenter Aparecerá um ícone do StartCenter na bandeja do sistema do Windows. Para obter mais informações, consulte StartCenter.
Ativar reprodução automática ao gravar Quando um CD é gravado, o RealJukebox pode iniciar a reprodução automaticamente.Nota: Alguns sistemas podem gravar mais rápido com esse recurso desativado.
Alternar para novo skin se estiver na trilha Quando é feito download de uma trilha que contém um skin incorporado, o RealJukebox automaticamente ativará esse skin.
Alternar para o novo skin após o download Após o download de um novo skin na Central, o RealJukebox o tornará automaticamente ativo.
Alternar para estilo de informação da nova trilha no download Quando um novo estilo de informações sobre a trilha é obtido por download na Central do RealJukebox, o RealJukebox o ativará automaticamente.

Arquivos de música

Subpastas e nome do arquivo

Aqui, é possível fazer o seguinte:

  1. Escolher como as subpastas de Minhas músicas serão organizadas no disco rígido.

  2. Escolher como o RealJukebox denominará os arquivos de música. Escolha as opções de nomes no menu suspenso ou digite uma opção personalizada na caixa de texto.

  3. Clique em Aplicar à música existente para aplicar essas configurações aos arquivos de música já existentes. Esta opção renomeará os arquivos de acordo com as suas especificações e organizará os arquivos existentes no esquema de pasta/subpasta escolhido.

Para alterar as opções de subpastas:

  1. Abra o menu Ferramentas e selecione Preferências. A janela Preferências é aberta.

  2. Clique na guia Arquivos de música, na parte superior da janela Preferências.

  3. Em "Subpasta e nome do arquivo para gravações de CD", clique no botão Alterar subpastas.

  4. Escolha o esquema de subpastas a ser utilizado (por exemplo, "Duas subpastas: "Artista/Álbum" reserva uma pasta para cada artista, com uma subpasta para cada álbum, por artista). A área de prévia mostra como os arquivos serão armazenados.

  5. Clique em OK para sair da caixa de diálogo "Alterar subpastas".

  6. Para aplicar essas configurações aos arquivos de música existentes, clique em Aplicar à música existente.

  7. Clique em OK para sair de Preferências.

Opções adicionais:

  1. Para alterar o local de armazenamento dos arquivos, clique em Local dos arquivos e digite uma nova localização em "Local dos arquivos de músicas gravadas". Nesta área, também pode ser escolhido um novo local para os arquivos de música obtidos por download.

  2. Para alterar as opções de denominação de arquivos, clique em Alterar nomes de arquivos e selecione um esquema de nomes de arquivos utilizando o menu suspenso (exemplo: "Número da trilha>Nome da trilha>Artista" significa que os seus arquivos de música serão denominados neste formato: "01 - Primavera - Vivaldi").

  3. Para alterar o modo de intitular os CDs quando não houver Informações do CD disponíveis, clique em Título do CD e escolha um esquema de nomes (exemplo "Novo CD>Data de hoje"). Esta é a forma na qual os CDs aparecerão nos Grupos de trilhas, até que as Informações do CD estejam disponíveis ou que sejam inseridas manualmente.

  4. Para configurar as opções de backup do banco de dados, clique em Banco de dados e especifique a freqüência na qual o RealJukebox deverá fazer backup do banco de dados de músicas. O banco de dados também pode ser compactado nesta área. Para obter mais informações, consulte Backup do banco de dados de músicas.

  5. Para fazer backup ou restaurar a chave de segurança, clique em Fazer backup da chave de segurança ou Restaurar chave de segurança e siga as instruções fornecidas na tela. Para obter mais informações, consulte Backup do banco de dados de músicas.

Locais dos arquivos

Esta área permite alterar o local no disco rígido onde o RealJukebox armazena os arquivos de música gravados, obtidos por download e temporários. Também é possível escolher se os arquivos de música obtidos por download anteriormente serão movidos de maneira automática para o diretório de download especificado.

Título do CD

Se não houver Informações do CD disponíveis no banco de dados, o RealJukebox denominará os CDs de acordo com as configurações selecionadas aqui. Escolha as opções de nomes no menu suspenso ou digite uma opção personalizada na caixa de texto.

Banco de dados

Escolha a freqüência na qual o RealJukebox fará backup automático do seu banco de dados de músicas (visando a função de auto-recuperação do RealJukebox). Há também a opção de compactar o banco de dados para obter mais espaço em disco após a exclusão de arquivos.

Chave de segurança

A chave de segurança do RealJukebox é um arquivo pequeno que permite ao computador reproduzir arquivos protegidos. Caso o banco de dados seja danificado, esse arquivo precisará ser restaurado, por isso é conveniente fazer um backup. Basta inserir um disquete de 1,44 MB, clicar em Fazer backup da chave de segurança e seguir as instruções fornecidas na tela.

Gravação

Método de gravação

Escolha entre os métodos de gravação digital e analógica.

Nota
Em alguns casos, o RealJukebox pode escolher gravar no modo Analógico devido às limitações do sistema. Se isso ocorrer, consulte Resolução de problemas.

Correção de erros (apenas digital)

Algumas unidades de CD-ROM podem apresentar erros ao ler os dados digitais em um CD. Com esta opção ativada, o RealJukebox tenta corrigir os erros. Esta opção leva mais tempo para ler em detalhe os dados do CD e pode, conseqüentemente, retardar o processo de gravação. Utilize a caixa de seleção para ativar/desativar essa opção.

Volume de gravação (apenas analógica)

Como o modo de gravação analógica grava a música diretamente da placa de som, talvez seja conveniente ajustar o volume para obter melhores resultados. Utilize o controle deslizante para aumentar (direita) ou diminuí-lo (esquerda).

Executar um teste de CD

Se você tiver dificuldade ao utilizar o RealJukebox, talvez seja conveniente fazer um teste para garantir um ótimo desempenho. Para testar, clique no botão Fazer teste de CD.

Alertas de gravação

Opções de unidades de CD

O seu CD-ROM poderá estar na categoria "Padrão" nesta seção de preferências. Se você tiver dificuldade para reproduzir ou gravar CDs com o RealJukebox, talvez seja conveniente consultar a documentação da sua unidade de CD-ROM ou entrar em contato com o departamento de suporte técnico do fabricante da unidade, para determinar se o tipo é diferente do padrão. Se este for o caso, é necessário alterar a configuração em "Outro tipo", nesta seção.

Opções de gravação avançadas

Aviso
Estas opções destinam-se apenas aos usuários avançados. Qualquer ajuste feito nesta área poderá ter conseqüências imprevisíveis.

Deslocar

Essas configurações permitem deslocar o número de "quadros" de áudio a serem gravados no início ou no final da trilha. Utilize essa opção se as trilhas parecerem sempre cortadas no início ou no final.

Ler

Aguardar estabilização da velocidade do CD antes de gravar: Algumas unidades de CD-ROM iniciam a gravação antes que o CD atinja uma velocidade constante. Esta opção possibilita melhores resultados nesses casos. Utilize-a se ocorrer problema para gravar a primeira trilha do CD.
Parar a gravação quando a correção de erros falhar: Com a correção de erros ativada, esta opção interrompe o processo de gravação e mostra uma mensagem de erro, quando a correção de erros falhar (ou seja, quando o RealJukebox não puder corrigi-los). Se essa opção for desativada, o RealJukebox continuará a gravação independentemente da correção.

Blocos

Utilize esta opção para alterar o número de "blocos" de dados que o RealJukebox extrairá ao ler um CD.

Opções avançadas de CPU

Utilize o controle deslizante para reservar mais (direita) ou menos (esquerda) capacidade do computador para o RealJukebox ao gravar os CDs.

Aviso
O aumento da utilização da CPU afetará outros aplicativos que estejam simultaneamente em execução, e os resultados podem ser imprevisíveis. Use esta opção conforme desejar.

Qualidade de áudio

Formato

Escolha os tipos de arquivos que o RealJukebox criará ao gravar as trilhas: RealAudio, MP3, WMA ou Wave.

Nota
Os arquivos Wave atualmente não são compactados nem codificados e tendem a ser muito maiores do que os arquivos RealAudio, MP3 ou WMA codificados.

Qualidade

Escolha o nível de qualidade (ou "taxa de transferência") de gravação das músicas. Os arquivos de música com qualidade mais alta ocupam mais espaço no disco rígido. Por exemplo, uma trilha de 3 minutos gravada em 44 Kbps no formato RealAudio ocupa apenas 0,9MB; a mesma trilha em 96 Kbps ocupa 2,1MB.

Taxa de transferência variável

A codificação com taxa de transferência variável (VBR – Variable Bitrate Encoding) é um aperfeiçoamento importante na tecnologia de codificação. Esse recurso permite que o RealJukebox ajuste a "taxa de transferência", ou nível de qualidade, durante a gravação das músicas, com base nas necessidades individuais de cada música. As seções mais complexas de uma trilha requerem mais "bits" das informações do computador para criar um som de alta qualidade e são gravadas com uma taxa de transferência mais alta, com base no nível de qualidade escolhido. As partes mais simples podem ser representadas precisamente usando uma taxa de transferência mais baixa. O resultado é um som de alta qualidade com arquivos de música menores.

O usuário pode optar pela gravação que usa codificação com taxa de transferência variável ou pela taxa de transferência constante, que grava normalmente sem VBR. Utilize as caixas de seleção para escolher uma opção.

Nota
A VBR está disponível apenas para gravação no formato MP3.

Proteger arquivos

O RealJukebox oferece uma opção de segurança que permite proteger os arquivos de utilização ilegal. Os arquivos gravados no RealJukebox com a segurança "ativada" podem ser reproduzidos apenas no computador no qual foram gravados. Para desativar a proteção, desmarque a caixa "RECOMENDADO Proteger arquivos de música ao codificá-los". Se essa opção for escolhida, aparecerá a janela e o usuário deverá responder se aceita as implicações legais potenciais se as leis de direito autoral forem violadas, devido a utilização imprópria.

Nota
Os arquivos Wave (.wav) são gravados sem proteção.

Se for escolhido manter a segurança ativada:

Deve ser feito backup da chave de segurança. A chave de segurança do RealJukebox é um arquivo pequeno que permite ao computador reproduzir arquivos protegidos. Caso o banco de dados seja danificado, esse arquivo precisará ser restaurado, por isso é conveniente fazer um backup. Vá para Ferramentas>Preferências e selecione a guia Arquivos de música. Basta inserir um disquete de 1,44 MB, clicar em Fazer backup da chave de segurança e seguir as instruções fornecidas na tela.

Internet

Informação

Esta área descreve as informações que o RealJukebox recebe e envia através da Internet. As seguintes configurações podem ser ajustadas:

Notificação de atualização Determina se o RealJukebox o notifica sobre as atualizações do produto.
Informações do CD Ativa/desativa a recuperação de Informações do CD.
Suporte técnico Escolha se deseja enviar informações ao Suporte técnico para ter acesso rápido aos serviços.
Atualizações do Guia de músicas Escolha se o Guia de músicas será atualizada automaticamente.
Exibir apresentação das informações sobre a trilha Escolha se é permitido exibir apresentações que possam ser incorporadas às trilhas obtidas por download.

Para ajustar as configurações da Internet:

  1. Abra o menu Ferramentas e selecione Preferências. A janela Preferências é aberta.

  2. Clique na guia Internet, na parte superior da janela.

  3. Clique no botão Opções. Aparece a tela Configuração das comunicações na Internet.

  4. Clique em um item na caixa de listagem (exemplo: Notificação de atualização está ativada). Role a tela para baixo para ver mais opções.

  5. Escolha uma opção na área "Opções", abaixo da caixa de listagem. (Ative/desative os itens clicando nas caixas de seleção.)

Para alterar as preferências do browser: (apenas Internet Explorer)

  1. Abra o menu Ferramentas e selecione Preferências. A janela Preferências é aberta.

  2. Clique na guia Internet, na parte superior da janela.

  3. Clique no botão Preferências do browser. Aparece a janela Propriedades de Internet.

  4. Percorra as guias, na parte superior da janela, e siga as instruções fornecidas na tela para alterar as configurações do browser.

  5. Clique em OK para implementar as alterações.

Opções de proxy

Se o RealJukebox for utilizado em um computador em casa ou no trabalho, o usuário poderá estar conectado à Internet através de um serviço de proxy. Caso haja dúvida quanto a essas configurações, mantenha-as como estão ou contate o administrador de rede da empresa para obter assistência.

Exibir

Barra de navegação

Utilize as caixas de seleção para escolher quais botões aparecerão na Barra de navegação.

As opções relativas a Artista, Álbum e Gênero também afetam os grupos utilizados para acessar as músicas através da Barra de navegação e do Organizador. As músicas podem ser exibidas de um ou todos os modos abaixo:

Informação adicional
Para obter mais informações, consulte Grupos de trilhas.

Campos de informação

As listas de trilhas podem exibir vários tipos de dados de trilhas, incluindo nome do artista, título da trilha, gênero, duração da trilha e muito mais. Utilize estas caixas de seleção para determinar quais colunas de informação serão mostradas nas listas de trilhas.

Grupos simples: Grupos combinados (apenas no Plus)
Álbum Artista/Álbum
Gênero Gênero/Artista
Artista Gênero/Álbum
(ou escolha os três!) Gênero/Artista/Álbum

Configurar campos personalizados

Além das informações padrão disponíveis para cada trilha, o RealJukebox fornece três campos personalizados que podem ser utilizados para rotular e classificar mais detalhadamente as músicas. Essa opção permite renomear os campos personalizados (por exemplo: Guitarrista solo, Etiqueta do disco, Cidade de origem, etc.).

Os campos personalizados são "Personalização 1", "Personalização 2" e "Personalização 3". Os nomes dos campos podem ser alterados para que sejam inseridas as suas informações ou selecionadas em um banco de dados existente para serem incluídas nos campos personalizados.

Nota
Antes de alterar os Campos personalizados, talvez seja conveniente marcar Editar exibição das informações sobre a trilha para ver as muitas opções já disponíveis.

Para configurar os campos personalizados:

  1. Abra o menu Ferramentas e selecione Preferências. A janela Preferências é aberta.

  2. Clique na guia Exibir, na parte superior da janela.

  3. Clique no botão Configurar campos personalizados.

  4. Digite um nome para cada campo personalizado a ser utilizado.

  5. Utilize o menu suspenso para selecionar qual tipo de informação aparecerá no campo personalizado. Clique em OK para sair da caixa de diálogo.

  6. Clique em OK novamente para sair de Preferências.

    Nota
    Se for selecionada uma trilha para a qual já existam informações, elas serão exibidas automaticamente. Do contrário, será necessário digitar essas informações em Editar informações sobre a trilha, ou editando os campos nas listas de trilhas.

    Nota
    Se os campos personalizados forem renomeados, eles serão alterados em todas as trilhas do RealJukebox.

Tema

Utilize a lista suspensa para selecionar um tema de fundo quando estiver no Modo completo. Clique em OK para exibir as alterações.

Dica
Antes de alterar os Campos personalizados, talvez seja conveniente marcar Editar informações sobre a trilha para ver as muitas opções já disponíveis.

Opções de dispositivos/armazenamento

O RealJukebox aceita vários players de música portáteis e dispositivos de armazenamento. A seção Dispositivos/armazenamento, em Preferências, permite instalar e configurar dispositivos portáteis para serem utilizados com o RealJukebox.

Instalação do dispositivo portátil

Esta seção permite instalar os componentes necessários ao uso do player de música portátil ou dispositivo de armazenamento com o RealJukebox. Para obter instruções, consulte Instalação de um dispositivo portátil.

Configuração do dispositivo portátil

Esta seção permite ajustar as configurações utilizadas pelo RealJukebox ao fazer download de músicas no player de música portátil ou no dispositivo de armazenamento. Podem ser criados também CDs personalizados com o RealJukebox!


Copyright © 2000 RealNetworks
Para obter informações sobre o Suporte técnico da RealNetworks, clique aqui.
Última atualização deste arquivo, em 09/13/00 às 19:55:38.
anterior próxima